ONDE, E COMO TUDO COMEÇOU...
Nas décadas de 1980 e 1990 a USP (Universidade de São Paulo, fundada em 1934) mantinha, em seu campus na capital, uma extensa área de lazer, com muitos gramados, onde inúmeros grupos de homens, jovens e outros nem tanto, se reuniam para jogar "peladas" nos fins de semana. A maioria dos grupos se juntavam nos sábados à tarde e domingos pela manhã. em torno do relógio da praça principal. Cada grupo levava suas traves desmontáveis. Também nos sábados pela manhã e domingos à tarde haviam alguns pequenos grupos que lá se reuniam para a prática do esporte preferido.
Não sabíamos, mas, no início dos anos '90 começavam estudos, pelo então prefeito da
CUASO - Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira *, Prof.Dr.Antonio Rodrigues Martins, no sentido de normatizar a frequência de visitantes ao Campus da USP e a eles dar mais segurança, pois muitas famílias passavam alí horas muito agradáveis e eram, às vezes, importunados por gatunos que se aproveitavam da pouca vigilância existente.
Assim, determinou, através de um oficio circular, que as medidas já anteriormente definidas, passassem a vigorar a partir do dia 17 de abril de 1994. A partir dessa data então, todos os "peladeiros" que ocupavam todo final de semana os gramadões do Campus Butantã da USP tiveram seus acessos proibidos...inclusive nós, participantes dessas turmas.
Passaram-se algumas semanas, com todo aquele pessoal inconformado procurando outros espaços para jogar suas "peladas". Eis que, nessas procuras, aconteceram alguns encontros
fortuitos de alguns, que foram se repetindo e tornaram-se encontros marcados e dessa forma, fomos nos reunindo e formando um time de futebol.
A cada campo que alguém do grupo informava que estaria desocupado, lá íamos nós e algumas vezes ficávamos só na tentativa, na vontade de jogar. Muitos que se tornaram amigos naquela época, ajudaram a fundar o time continuam conosco até hoje, embora não constem na primeira lista de pagantes (abril de 1995).
*Armando de Salles Oliveira, em 1933 era o interventor federal no estado de S.Paulo e em seguida, 1935, foi eleito governador do Estado, indiretamente, isto é, pela Assembléia Constituinte que naquele momento dirigia o país e que também elegeu presidente Getúlio Vargas.