segunda-feira, 11 de março de 2013

INCENTIVANDO A LEITURA - FAÇA SUA PARTE

(Por Alexandre Nagado - outras matérias interessantes, veja seu blog: 

http://www.nagado.blogspot.com.br/)

Um dos grandes desafios de pais e educadores é incentivar a leitura, o melhor caminho para o conhecimento, o espírito crítico e a capacidade de abstração e raciocínio. Num país onde o analfabetismo tem níveis preocupantes e o analfabetismo funcional é absurdo, toda iniciativa para valorizar e incentivar o hábito da leitura é válido. Circula no Twitter uma campanha bem interessante que conclama as pessoas que leem a incentivarem o hábito em outras pessoas. Existe até um vídeo-manifesto ("Só a leitura salva") que divulga essa ideia:
A única ressalva que faço em relação ao vídeo é que não concordo muito com ler trechos de obras em voz alta e em público, pois acho meio invasivo. Mas a intenção é nobre e merece ser divulgada. Em grupos pequenos de colegas (ou parentes, vizinhos...), pode ter bons resultados e, feita com bom senso, pode sim ajudar o objetivo maior, que é mostrar como a leitura é legal.

INCENTIVANDO A LEITURA DE QUADRINHOS
Outro dia, conversando por telefone com o cartunista Tiburcio (da webcomic Meu Monarca Favorito), ele me contou uma ideia parecida, mas voltada à divulgação de quadrinhos. E contou sobre um movimento chamado "Atentado Cultural", que busca divulgar livros com a seguinte ideia: pessoas deixando livros em lugares onde possam ser encontrados - e lidos - por outras pessoas. Parece que essa é uma ideia que está circulando no ar, pois o Tiburcio náo conhecia a campanha do vídeo acima. Há uma certa sincronicidade acontecendo. 

No Japão, é comum que pessoas abandonem seus mangás no metrô depois de lerem, existindo até recipientes próprios para esse "descarte". Fazem isso ao invés de jogar fora, porque assim outros podem pegar e ler. É uma forma de gente comum divulgar a leitura sem depender de campanhas na mídia. Ações individuais fazendo a diferença. 

Voltando ao Tiburcio, ele postou em seu blog um texto e ilustração incentivando as pessoas a aderirem a uma campanha de incentivo à leitura, mas voltado às crianças, para criar novos leitores de quadrinhos. Vale lembrar que os quadrinhos têm se convertido cada vez mais em leitura para adultos especializados e se distanciado cada vez mais de suas bases populares. Sem crianças adorando HQs, o público não se renova. Confira no link abaixo:

Gerando novos leitores de quadrinhos (Tiburcio illustrator blog)

VOCÊ LÊ GIBI? Tempos atrás, sugeri aqui no blog uma campanha para incentivar pessoas que não leem quadrinhos a darem uma chance à nona arte. Como a intenção é relacionada com as campanhas aqui citadas, estou mostrando novamente a página que criei para divulgar a leitura de HQs. 
Incentive a leitura de quadrinhos: baixe a
página para seu computador,  anexe
em um e-mail e espalhe para seus contatos.
---------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário