quinta-feira, 3 de abril de 2014

REGRAS DE FUTEBOL - Tiro de Meta: O Professor pede seu comentário

Olá Rafael, boa tarde!
Como eu esperava que seria um dos primeiros, realmente! o primeiro a se manifestar, a se interessar pela matéria desta nova seção do NOSSO BLOG foi o Professor Cido. Enviou-me o seguinte e-mail: 

Boa tarde Hélio,

Como lhe disse na 3ª feira, eu e o Barba sempre discutimos muito a respeito de regras de futebol, o porque da existência de todas aquelas marcações brancas dentro do gramado, etc., mas uma situação que não entendo é a seguinte:
- Num tiro de meta o goleiro sai jogando com um zagueiro mas bate fraco e a bola vai devagar ou mesmo pára dentro da grande área;
- Se aproveitando dessa situação um adversário corre para alcançar a bola mas o zagueiro se adianta e toca antes;
- O árbitro apita e manda voltar o tiro de meta porque a bola não saiu da grande área e, portanto, não entrou em jogo.
Pergunta: Se após o tiro de meta a bola só entra em jogo quando sai da grande área, porque então o zagueiro e o atacante correm ao seu encontro antes que a mesma saia? (segundo meu amigo Barba isso acontece porque os dois não sabem regras).
Obs. sempre torço para o atacante chegar antes do zagueiro, menos contra o SANTOS, para ver o que o árbitro marcaria.
Um abraço

Um comentário:

  1. Professor, você e o Barba observaram bem que a bola somente entra em jogo após uma cobrança de tiro de meta quando ultrapassa os limites da grande área, sem ter tocado em ninguém. Mesmo que a bola ainda não tenha entrado em jogo, dentro de campo os jogadores tem liberdade para se movimentar como quiserem, exceto os jogadores adversários do time responsável pela cobrança que devem estar fora da grande área. Especificamente em cobranças de tiro de meta, a movimentação observada na sua questão na maioria das vezes ocorre por desconhecimento da regra (algo muito comum, mesmo para aqueles que jogam em alto nível). Porém em alguns casos a ação de defensores e atacantes é proposital. Os defensores que assim agem o fazem para gastar tempo ao provocar a repetição do tiro de meta (conduta antidesportiva) ou para evitar que a bola chegue em uma região perigosa para ser retomada pelo adversário (conduta antidesportiva). Por sua vez os jogadores da equipe adversária tem o objetivo de retomar a bola assim que ela entrar em jogo (ação válida) ou para forçar a repetição do tiro (conduta antidesportiva). Nos casos caracterizados como conduta antidesportiva o árbitro deverá apresentar cartão amarelo para o jogador responsável por essa ação.

    ResponderExcluir