Participo do grupo a pouco mais de um ano e não tem uma vez que vamos jogar que alguém não reclama da divisão dos times.
O curioso é que os argumentos que fundamentam as reclamações são os mesmos e as soluções adotadas para tentar resolver a questão seguem uma regra implícita, aparentemente aceita pela maioria.
Já que existe um critério pré-estabelecido, por que não oficializá-lo e torná-lo objetivo?
Penso que se fizerem isso, os times divididos seguindo esse critério não darão margem para reclamação.
As reclamações geralmente ocorrem em função da divisão dos (i) veteranos, (ii) mais técnicos e (iii) corredores.
Pois bem, seguindo essa linha de pensamento, sugiro que dividamos os participantes dos jogos em 5 categorias:
Grupo A - Veteranos - Jogadores que tem limitações no condicionamento físico, agilidade e/ou coordenação motora em função da idade ou porque pouco jogaram bola na vida. Estariam inseridos nesse grupo: Maurão, Hélio, Padilha, Cido, Chile, Paulão, Barba, Sadan e Daniel Poeta (que se ofereceu para ser goleiro).
Grupo B - Técnicos com condicionamento satisfatório - Jogadores que possuem um condicionamento físico que permite jogar no mesmo nível quase toda a partida e notoriamente são detentores de uma qualidade técnica superior à maioria. Estariam inseridos nesse grupo: Serginho, Carlos, Edu, Anderson, Bob Marley, Márcio e Beto.
Grupo C - Técnicos com condicionamento comprometido - Jogadores que possuem boa qualidade técnica, porém não conseguem manter o nível de rendimento durante toda a partida (velocidade e resistência). Estariam inseridos nesse grupo:Daniel, Marcelo, Rodolpho, Ricardo, Silvestre, Fabinho e Isaias.
Grupo D - Equilibrados - Jogadores que tem a qualidade técnica e o desempenho físico equilibrado. Estariam nesse grupo: Chilinho, Otávio, Antonio, Tomaz, Rojas, Bruno e Cesar.
Grupo E - Esforçados - Jogadores que compensam deficiências técnicas com maior dedicação física e/ou tática. Estariam nesse grupo: Deodoro, Rafael, Doriva, Tiago, Rodrigo e Samuca.
Caso tenha esquecido algum nome, por favor me avisem.
Assim, o responsável pela escalação deve dividir os integrantes de cada grupo igualmente. Caso o número seja ímpar, precisa haver uma compensação (no aspecto físico ou técnico).
Aquele que trouxer um convidado tem a obrigação de informar a pessoa responsável pela escalação em qual dessas categorias o sujeito se encaixa (havendo dúvida, diga com qual integrante do grupo o estilo de jogo do sujeito se assemelha).
Na manifestação sobre essa sugestão é importante que:
1 - Tenha em mente se concorda ou discorda das categorias propostas. Caso discorde, exponha ao grupo de que modo então entende que deve ser feito?
2 - Pode ser que você concorde com a divisão, mas entenda que algum nome deveria mudar de categoria. Nessa hipótese, indique qual seria essa mudança.
3 - Se não fizerem nada, o problema persistirá e continuaremos testemunhando o mesmo blá blá blá que acontece todo sábado. Nesse caso, não contem comigo para escalar times porque fazer isso nesse grupo é um porre.
Um abraço,
Rafael
NR.: Considero ótima sugestão. Achei desnecessário dizer "pouco jogaram bola na vida", principalmente àqueles que demonstram conhecimento e categoria, casos do Professor Cido, do Barba. Foi uma infelicidade essa frase. Uma falta de consideração.
QUEM TIVER SUGESTÃO OU CORREÇÃO, POR FAVOR ESCREVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário