Em 29/5/1985 ocorreu a tragédia de Heysel.
Assim, como acontecerá no primeiro sábado de junho a Juventus enfrentaria o time sensação do futebol europeu, 4 vezes campeão do principal torneio continental, o Liverpool.
Apesar dos antecedentes de violência que vinham ocorrendo no futebol europeu, principalmente na Inglaterra, as autoridades responsáveis pela final da Taça dos Campeões da Europa (antigo nome da Liga dos Campeões) daquele ano teimaram em permitir que as torcidas fossem misturadas.
O estádio estava superlotado, as instalações em nada lembravam o que hoje vemos nas modernas arenas e o policiamento era insuficiente.
Reagindo a uma provocação, a torcida do Liverpool partiu para cima dos torcedores italianos, desencadeando um tumulto que resultou na morte de 39 pessoas, além de inúmeros feridos.
O mais absurdo é que apesar dessa tragédia, os times ainda entraram em campo e jogaram a partida, vencida pela Juventus por 1 x 0, gol de Michel Platini cobrando penalti.
No site da ESPN foi publicado uma matéria muito interessante sobre o evento e recomendo a leitura:
A ironia é que um dos uniformes que adotamos ostenta o distintivo da Juventus sobre uma camisa predominantemente vermelha, cor do Liverpool, algo que certamente causaria espanto em um torcedor europeu bem informado.
Rafael
Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário